Trem turístico de Guararema é exemplo para a Região

O deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP) participou de visita técnica ao município de Guararema, no interior de São Paulo, junto a prefeitos do Vale do Ribeira, gestores públicos e vereadores do Litoral Sul. O motivo do ato foi conhecer detalhes do “Trem de Guararema”, passeio de Maria Fumaça de pouco mais de 7km, inaugurado no final de 2015, e que liga o centro da cidade ao Distrito de Luiz Carlos, antiga vila ferroviária que foi completamente revitalizada pelo poder público daquele município e tornou-se um polo turístico, que passou a atrair milhares de pessoas à região. A iniciativa pode servir de modelo para a ideia de Papa de se criar um trem turístico que ligue os municípios do Litoral Sul e do Vale do Ribeira – projeto coordenado em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar).
Além de conhecer boas práticas desenvolvidas no município, buscamos detalhes do “Trem de Guararema”, um belo passeio, feito de Maria Fumaça, do centro da cidade até o bairro de Luiz Carlos, uma vila ferroviária que foi toda revitalizada pelo Poder Público local. A iniciativa, além de preservar a memória ferroviária, deu um grande impulso no turismo regional. Esse projeto pode servir de modelo para a ideia do trem turístico ligando o Vale do Ribeira e o Litoral Sul, que estamos estruturando.
“Agradeço todo o apoio e a retaguarda do deputado federal Marcio Alvino, que idealizou o projeto quando prefeito da cidade; do deputado estadual André Do Prado e do prefeito Adriano Leite, que foram atenciosos e nos passaram muitas informações e ensinamentos importantes. Continuaremos realizando as gestões necessárias para viabilizar um projeto semelhante aqui. As cidades do Vale possuem enormes potenciais turísticos que devem ser explorados; os municípios do Litoral podem encontrar mais uma alternativa além das belas praias para o turismo”, frisou o parlamentar.

Compartilhar
2019-01-29T17:28:07+00:00